abr 052013
 

Cobra-verdeClasse: Reptilia

Ordem: Squamata

Família: Colubridae

Gênero: Philodryas

Espécie: Philodryas olfersii

Muitas pessoas acham que a cobra-verde não é uma serpente peçonhenta, mas é sim. Porém ela tem dificuldade de injetar grandes quantidades de veneno, pois possui dentição opistóglifa.

Nas serpentes com esse tipo de dentição os dentes inoculadores de veneno estão situados no fundo da boca, dificultando a inoculação de porções grandes de veneno.

Geralmente, sua picada provoca apenas inchaço no local, mas isso varia de pessoa para pessoa, podendo desencadear problemas mais sérios.

Como o próprio nome diz, possui coloração verde. Atinge até 1 metro de comprimento, pesa de 100 a 250 gramas e tem corpo relativamente fino.Philodryas olfersii

É uma serpente nativa da América do Sul, no Brasil é encontrada em boa parte do país. Habita áreas de florestas e cerrados.

Apresenta hábitos diurnos, arborícolas e terrestres. Alimenta-se de aves, lagartos de pequeno porte e anfíbios pequenos.

É uma espécie ovípara, ou seja, os ovos se desenvolvem e eclodem fora do organismo materno, a fêmea põe até 18 ovos.

Não é um animal agressivo, normalmente foge ao se sentir ameaçada e só em último caso dá botes.

Fonte: Ecologia Online, Terra da Gente e Saúde Animal.

Imagens: Pedro Henrique Bernardo e Luiz Felipe Cavalcante Amui

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  34 Responses to “Afinal, a cobra-verde é ou não venenosa?”

  1. nosso hoje eu dei de cara com uma cobra verde mas ela estava morta ainda bem

  2. uma cobra verde entrou no carro , como isso pode acontecer ?, penso que alguem colocou lá

  3. Realmente pode ter ocorrido de alguém ter a colocado, mas também ela pode ter entrado por conta própria em busca de abrigo.

  4. Morro proximo a um terreno abadonado ja encontrei varias na quintal

  5. Estava na casa dos meus tios e vi um barulho no galinheiro era uma delas quando me aproximei ela veio em minha direção tentei matá-la mas ela se escondeu entre as plantas.

  6. Caraca tinha uma na gaiola do meu passarinho, quando fui matá-la ela foi pra casa do vizinho! quase que ele vira lanche de cobra. Não sabia que era peçonhenta!

  7. cara hoje lá no nosso galpão nas caixas velhas eu vi uma eu acho que tinha uns dois metros
    eu e meus amigos saltamos correndo.

  8. Moro ao lado de um terreno baldio; e hoje ao chegar na varanda vi uma de +/- 1/5m.È assustador. Mas a mesma fugiu rapidinho.

  9. Sandra, seria bom entrar em contato com a Prefeitura de sua cidade para limpar este terreno, pois representa perigo para você e sua família. E quanto a cobra, essa é sua primeira ação ao ver uma pessoa (fugir), exceto se for acuada, aí neste caso poderá atacar para se defender. Mas ainda assim, o recomendado é não manter contato com a cobra.

  10. hoje me deparei com uma cobra verde de uns 50 cm minha mae estava dormindo e a cobra estava muito perto da cabeça dela quando eu a vi ela tentou fugi tentou entra dentro do sofa
    mas felismente consequimos matala

  11. hoje minha filha de 15 anos ficou bastante traumatizada quando se deparou com uma cobra verde de 80cm que estava no sofa embaixo da almofada, ja é a segunda cobra desse tipo que entra em minha casa,não consigo entender como este tipo de animal entra em uma casa limpa, e fica tão a vontade em lugares que a gente jamais espera encontrar.

  12. Marcones sua casa fica próxima de algum terreno baldio ou mata?

  13. Hoje uma amiga minha me chamou e disse que tinha uma cobra no quintal dela dai eu fui olhar e vi que foi a mesma cobra que 1 dia antes eu vi encima do meu reservatório de água, ela tinha 1 metro era igual a da foto acima ai eu consegui pega-lá e soutei no areal q tem um monte de arvores. Eu fis o certo ??

  14. Você agiu bem Maycon, a devolveu para um ambiente convidativo.

  15. Hoje encontrei uma cobra dessa na minha casa,pela segunda vez resolvi pesquisa,pra saber se ela é ou não venenosa coloquei ela em um vaso,séra que esse aparecimento de cobras é por causa das árvores que tem bastante no meu quintal?Que coisa moro há 14 anos aqui e nunca tinha aparecido nada.

  16. Michelle realmente possa ser que ela tenha buscado abrigo nas árvores de seu quintal.

  17. acabei de encontrar uma da foto na minha caragen moro no centro nao tem mata e nem sujeira

  18. Alexandre pode ter acontecido dela ter entrado em seu carro em outro local e depois ter ido para a garagem.

  19. hoje passei por uma situaçao dessas tinha uma bem na minha cozinha embaixo da minha mesa minhas filhas ficaram com muito medo nao sei como ela veio parar aqui so sei que e perigoso demais nunca mais quero passar por isto imaginem se minhas filhas estivessem sozinhas deus me livre nao quero nem pensar

  20. No muro do meu quintal mora uma no buraco do bloco durante o dia ela fica com a cabeça de fora tomando um ar ou vigiando ao seu redor… rsrsrs

    Paulino R Sousa

  21. Moro em chácara há 6 anos, e hj encontrei uma cobrinha de uns 40 cm verde e com pintas marrons, cabecinha tb marrom, quase morri de medo, meu marido pegou a levou pra chácara de trás, que não mora ninguém, agora estou com medo de sair na varanda.

  22. Neste final de semana encontrei uma cobrinha verde de 40cm no galinheiro da chácara de um amigo, mas também já vi na minha chácara.
    Cerquei a cobrinha (que é muito rápida) e ela mordeu meu chinelo por duas vezes, mas consegui pegá-la (com a mão) e joguei em uma área de mata fechada.

  23. encontrei 4 corais originais no meu quintal e logo mais uma de duas cabeça com mais de 1 metro emeses depois 1 fiflote de jararaca e sem falar nas verdes que ja moram por aqui

  24. vi uma cobra verde em cima do pau do telhado pois tem um derreno da prefeitura ao lado q estar desocupado fiquei com medo pois tenho um filho de 10 meses e fiquei preocupada pq n sabia como essa cobra era se tinha veneno ou n mais fiquei sabendo q essa cobra verde tem veneno mais é pouco ainda bem né

  25. Encontrei uma dessas no sítio de minha mãe. Tentei mata-la com uma pá que estava usando no trabalho, mas ela era muito rápida e ágil e conseguiu fugir. Tenho que estar lá ajudando minha mãe, mas sempre fico com medo. pessoas me falam que ele voltará para mim atacar. é verdade?

  26. Quando ameaçada sua primeira ação é fugir, porém se encurralada poderá sim atacar.

  27. mas meu medo é se poderá voltar para se “vingar” como alguns dizem

  28. Acredito que seja apenas mito Alex.

  29. a cobra verde entra dentro de casa??? estou gravida e ja vi duas uma no quintal outra na varanda e estou com medo de ter mais e entrar dentro de casa..

  30. Camila sua casa fica próxima de alguma mata ou algo do gênero? Caso a resposta seja positiva é bom permanecer sempre alerta.

  31. E uma pena que tudo esta sendo.destriuido pela desgraca do ser humano

  32. uma cobra dessa entrou no motor do meu carro, mas nao conseguimos encontrar, seria possivel ela continuar ali mesmo depois de usar o carro? quanto tempo acha que ela poderia f
    icar ali?

  33. matei uma na varanda de casa. Ela estava em um vaso e como tenho duas crianças pequenas, melhor não bobear…É a primeira vez que mato uma cobra…ainda estou tremendo…rsrsrs. O zelador do condomínio disse que não é venenosa, mas resolvi pesquisar mesmo assim. Vou avisá-lo

  34. Aqui no meu quintal tem duas cobras uma toda verde que quando ve a gente muda de cor fica toda preta essa tem uns 50cm,mas a outra tem um pouco mais de.1metro essa da medo essa nunca foge vai devagarinho e nao ta nem ai. Ja apareceu ate filhotinho umas 8 um dia filmei uma.morro de medo de uma delas entrar em casa

Deixe aqui seu comentário